Retinopatia Diabética


O que é retinopatia diabética?
 
Retinopatia diabética é uma doença ocular caracterizada pela manifestação do diabetes nos vasos sanguíneos da retina. Quanto mais tempo de diabetes, maior a chance de ter a retinopatia. A doença pode ser detectada precocemente nos pacientes que fazem exame da retina regularmente (fundo de olho e mapeamento de retina) e tratada adequadamente quando diagnosticada.
 
H.Olhos alerta: a retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira do mundo.
 

Sintomas de retinopatia diabética
 
O principal sintoma da retinopatia diabética é a baixa visão, porém, alguns pacientes só notam esta alteração quando a doença já atingiu a região mais nobre da visão, a mácula.
 

Tratamento
 
Todo paciente com retinopatia diabética deve fazer fotocoagulação a laser (procedimento padrão para tratamento da doença que sela os vasos sanguíneos da retina). Para evitar o progresso da doença, o tratamento deve iniciar assim que o paciente receber o diagnóstico.
 

Em casos em que ocorre a formação de vasos anômalos (neovascularização), que são frágeis e sangram com facilidade dentro do olho, e nos casos em que há maculopatia diabética (comprometimento da região central da retina chamada mácula), utiliza-se a injeção intraocular de drogas para reduzir estas alterações.
 

É muito importante o controle clínico e, principalmente, glicêmico para retardar o aparecimento da retinopatia ou diminuir sua gravidade. Os diabéticos são mais propensos a ter hipertensão arterial, por isso, devem manter a pressão controlada para não piorar a retinopatia diabética.
 

No H.Olhos Paulista, é possível realizar o tratamento de fotocoagulação a laser.
 

Dica H.Olhos:
 
• Todo paciente diabético deve procurar avaliação oftalmológica para detectar precocemente a retinopatia.  
• O clínico geral, o endocrinologista, o cardiologista, o oftalmologista e todos os profissionais que tratam pacientes diabéticos devem orientá-los a fazerem avaliações retinianas periódicas.  



Rua Abílio Soares, 218 - Paraíso - São Paulo - SP - Próximo à estação Paraíso do metrô - Central de Atendimento (11) 3050-3333