Hordéolo


O que é Hordéolo?

Popularmente conhecido por terçol, o hordéolo pode se manifestar de forma interna e externa. O hordéolo externo é um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras. É causado pela inflamação e infecção dos folículos ciliares (cílios), por uma bactéria da pele chamada Staphilococcos Aureus.

 

O hordéolo interno é causado pela infecção das glândulas sebáceas (Zeiss e Meibomius) presentes na parte interna das pálpebras. Essas glândulas são responsáveis pela produção do conteúdo lipídico do filme lacrimal, tornando-o mais resistente ao ressecamento, mas quando se tornam obstruídas e endurecias, formam o calázio.

 
Os hordéolos não apresentam nenhuma gravidade especial, mas geralmente são muito dolorosos e duram cerca de 7 a 10 dias, se externos, ou várias semanas, se internos. Normalmente são classificados como Hordéolo a evolução mais aguda e superficial, e Calázio quando a doença tem uma evolução crônica e mais profunda.

 

Podem ocorrer em pessoas de todas as idades, porém, é mais frequente nas crianças e em adolescentes devido às alterações hormonais.

 

Sinais e sintomas

 

Dor, inchaço e vermelhidão na área afetada. Os sintomas tardios incluem sensibilidade à luz, coceira, lacrimejamento e desconforto ao piscar.

 

Tratamento

 

Os hordéolos internos e externos drenam ou evoluem espontaneamente de uma a três semanas em geral; porém, podem ser curado rapidamente com a aplicação de compressas de água morna, 4 vezes ao dia, por 15 minutos cada. Porém, é imprescindível que um oftalmologista realize o exame para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, os oftalmologistas prescrevem colírios e pomadas que possam acelerar o processo de cura e, em casos mais graves, até mesmo antibióticos via oral são indicados.

 

Dica H.Olhos:

 

Nunca utilizar lentes de contato durante o tratamento de um hordéolo. A maquiagem dos olhos também deve ser evitada. Não se deve coçar os olhos e praticar a automedicação.



Rua Abílio Soares, 218 - Paraíso - São Paulo - SP - Próximo à estação Paraíso do metrô - Central de Atendimento (11) 3050-3333