Descolamento de Retina


O que é descolamento de retina?
 
Chamamos de retina a camada mais interna do olho. Ela é responsável por captar a imagem e transmiti-la ao nervo óptico (parte responsável por transportar as sensações visuais do olho para o cérebro).
 
O descolamento de retina é uma doença ocular caracterizada pela separação da retina da parte mais interna do globo ocular. Esta separação, geralmente, resulta de uma rasgadura na retina.
 
Sintomas do descolamento de retina
 
O descolamento de retina não causa dor, seus sintomas estão relacionados a desconfortos visuais. Na fase inicial da doença, a pessoa pode enxergar luzes piscando ou algo flutuando no campo de visão, já nas fases avançadas, a visão fica embaçada e ocorre perda de partes do campo visual. Em casos graves, pode ocorrer a perda total da visão.
 
Tratamento
 
O tratamento do descolamento consiste em procedimentos cirúrgicos. Uma vez que a retina esteja descolada, não há como fazer o tratamento de outra forma. O tipo de tratamento depende do quadro apresentado como retinopexia, retinpexia pneumátiva e/ou vitrectomia.
 
O tratamento preventivo terapêutico é realizado por meio da fotocoagulação a laser. Este método é indicado quando a retina ainda está colada, mas apresenta apenas rotura ou buraco na retina, sem a presença de líquido sub-retiniano. Neste procedimento, a retina é cauterizada, nas bordas da lesão, para promover sua aderência.
 
Dica H.Olhos:
 
Pessoas com alta miopia devem sempre procurar o oftalmologista, pois como possuem a retina mais frágil e fina, o risco de ter descolamento aumenta.



Rua Abílio Soares, 218 - Paraíso - São Paulo - SP - Próximo à estação Paraíso do metrô - Central de Atendimento (11) 3050-3333