Ceratocone


O que é Ceratocone?

 

O Ceratocone é caracterizado por alteração na curvatura e na espessura na córnea. Esta doença ocular é progressiva e altera a resistência e elasticidade da córnea, deixando-a mais fina e com formato cônico.

 

Uma córnea normal tem um formato arredondado, quase esférico, o que faz com que as imagens sejam focalizadas corretamente. Com Ceratocone, a córnea sofre uma deformação progressiva. Veja só:

 

O aparecimento do Ceratocone é mais comum na adolescência, por volta dos 16 anos, em ambos os sexos. Dificilmente a doença se desenvolverá após os 30 anos.

 

Sintomas do Ceratocone

 

Muitas pessoas não percebem o Ceratocone em seu início, quando a córnea começa a se curvar. Caracteriza-se, na maioria dos casos, pelo surgimento de miopia ou astigmatismo. Em estágios moderados ou severos, o paciente começa a se queixar de:

  • Mudanças frequentes na prescrição dos óculos.
  • Pouca tolerância a lentes de contato.
  • Visão borrada ou distorcida.
  • Embaçamento visual.
  • Visão com halos de luz.
  • Alta sensibilidade à luz.

 

Causas do Ceratocone

 

Por enquanto, não existem comprovações sobre as causas do Ceratocone. Alguns estudos dizem que esta doença ocular pode estar relacionada a mudanças físicas e bioquímicas no tecido corneano.

Doenças hereditárias sistêmicas e oculares estão associadas ao surgimento do Ceratocone. Há indícios de que pessoas com alergia ocular ou com o hábito de coçar os olhos podem desenvolver o Ceratocone.

 
Tratamentos

 

Fase inicial:nas fases iniciais da doença, a visão pode ser corrigida com o uso de óculos, que devem ser trocados frequentemente na medida em que a doença avança e o grau aumenta.
* Pacientes que apresentam progressão documentada da doença podem ser tratados com o crosslinking em qualquer fase da doença.

Fase moderada: nas fases moderadas da doença, os óculos já não podem oferecer uma boa qualidade de visão, sendo então necessário o uso de lentes de contato específicas para ceratocone ou o implante de anel intracorneano.

Fase crítica: nas fases avançadas, o tratamento baseia-se no do transplante de córnea.

 

Para um tratamento efetivo do Ceratocone, o Hospital de Olhos Paulista oferece alternativas de tratamento, como o implante de Anel Intracorneano e o procedimento Crosslinking.

 

Saiba mais sobre o Implante de Anel Intracorneano, Crosslink e Transplante de Córnea.

 
Dicas H.Olhos:

 

Não há como evitar a doença, porém alguns cuidados podem evitar sua progressão:

  • Não coçar os olhos com insistência.
  • Manter as lentes especiais higienizadas.
  • Fazer visitas regulares ao oftalmologista para acompanhamento da doença.


Rua Abílio Soares, 218 - Paraíso - São Paulo - SP - Próximo à estação Paraíso do metrô - Central de Atendimento (11) 3050-3333