Catarata


O que é Catarata?

 

Presente em pessoas acima dos 50 anos, a Catarata é um processo natural do envelhecimento. É a perda da transparência de uma lente que fica atrás da íris, chamada de cristalino. O cristalino é responsável por focalizar objetos em diversas distâncias e deixar a imagem nítida.

 

O envelhecimento é a causa mais comum da Catarata, porém, fatores como hereditariedade, traumas oculares, diabetes e uso de corticoides, também podem causar a doença.

 

Sintomas 

 

Os sintomas mais comuns da Catarata são visão borrada, ofuscamento, cores menos vivas, baixa visão noturna e até mesmo visão múltipla. A pessoa com Catarata está frequentemente reclamando do grau de seus óculos e das lentes de contato.


Tipos 

 

Congênita: é a opacidade do cristalino desde o nascimento. Acontece quando a mãe tem alguma doença que atinge o feto durante a gravidez.

Senil:  é a mais comum. Ocorre pelo processo natural de envelhecimento, podendo ocorrer a partir dos 50 anos de idade.

Traumática:  é provocada por acidentes que lesionam o olho. Ocasionada por medicamentos: o uso prologando e excessivo de corticoide (via oral, nasal ou colírio), pode causar catarata de progresso rápido.

 

Catarata tem cura?

 

A catarata está entre as principais causas de cegueira do mundo, mas graças aos avanços tecnológicos, sua cura é possível. Segundo pesquisas, quem tem catarata e se submete a cirurgia vive mais. Fazer cirurgia de Catarata gera independência, autoconfiança, otimismo e melhores condições emocionais.

Tratamento

 

Para o tratamento da catarata, o oftalmologista poderá receitar o uso de óculos, porém, o efeito é transitório. A solução definitiva está na cirurgia ocular, que envolve retirada do cristalino e implante de lente intraocular (LIO).

Entenda como é realizada a Cirurgia de Catarata.

 

Dicas H.Olhos:

  • Evite o uso de colírios corticoides sem o acompanhamento do oftalmologista.
  • Controle o diabetes.
  • Recém-nascidos devem ser examinados por oftalmologista para verificar a presença de catarata, causa importante de prejuízo no desenvolvimento da visão em crianças.


Rua Abílio Soares, 218 - Paraíso - São Paulo - SP - Próximo à estação Paraíso do metrô - Central de Atendimento (11) 3050-3333