Cirurgia de Catarata


Tecnologia: Laser Femtosegundo e Facoemulsificação

 

A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. A cirurgia consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular (LIO) – lente artificial que funciona como a lente natural (cristalino). No H.Olhos, a cirurgia de Catarata pode ser realizada com duas técnicas:

 

Laser Femtosegundo

 

O H.Olhos, hospital especializado em oftalmologia da cidade de São Paulo, realiza mais de 400 cirurgias de catarata ao mês e, para manter a excelência do atendimento prestado aos pacientes, completa sua linha de equipamentos oftalmológicos trazendo à São Paulo, o Victus®, Laser Femtosegundo para tratamento da catarata.

 

Pioneiro ao adquirir este equipamento no Brasil, o H.Olhos acredita neste revolucionário tratamento e, por isso, investiu na completa tecnologia para recuperação da visão dos pacientes com catarata.

 

Cirurgia de catarata a laser

A tecnologia oferecida pelo Laser Femtosegundo, elimina a utilização de bisturis e garante uma cirurgia mais precisa e controlada que a técnica manual. O equipamento atua de forma personalizada e, de acordo com as imagens fornecidas  em tempo real por um tomógrafo integrado, realiza as incisões necessárias e também a fragmentação da parte interna do cristalino. Com precisão ímpar, o cristalino é retirado e substituído por uma lente.

 

 

Esta cirurgia possibilita:

 

  • Cicatrização mais rápida.
  • Melhor resultado para a visão.
  • Pós-operatório mais tranquilo.

 

Facoemulsificação

 

O cirurgião oftalmologista faz uma pequena incisão no olho e, em seguida, introduz o facoemulsificador. Sua ponteira metálica vibra em frequência ultrassônica, fragmentando o cristalino opaco em pedaços bem pequenos e os aspirando ao mesmo tempo.

 

Lentes intraoculares

 

Depois de remover o conteúdo do cristalino que perdeu a transparência, o oftalmologista o substitui por uma lente intraocular (LIO). Uma vez implantada, a lente não precisa ser trocada e a totalidade do grau do óculos pode ser corrigida. A lente é implantada através de uma pequena incisão.

 

Quais são as indicações da cirurgia de catarata?

 

Não havendo contraindicação, a cirurgia de Catarata é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo ela for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante o procedimento cirúrgico.

 

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

 

O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico do H.Olhos de forma rápida e segura. Haverá aplicação de anestesia local por meio de colírio, sem necessidade de internação. O paciente receberá alta no mesmo dia.

 

A cirurgia de catarata causa dor?

 

Não. Para a cirurgia é realizada com anestesia local.

 

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

 

A cirurgia de catarata dura em média 15 minutos. A recuperação da cirurgia, com pós-operatório mais tranquilo, ocorre se o paciente repousar e evitar:

  • Movimentos bruscos com a cabeça.
  • Comprimir ou coçar o olho.
  • Ambientes quentes e poluídos.
  • Vapor, poeira e vento.
  • Xampu e sabão no olho operado.

 

Orientações ao paciente:

 

Após a cirurgia, em caso de dor e olho vermelho ou qualquer outro tipo de sintoma ou sinal, o paciente deverá comunicar o médico. É importante comparecer fielmente às consultas marcadas para acompanhamento do pós-operatório, pois elas são de extrema importância.

 

Curiosidade:

 

Pessoas com perda de visão relacionada à Catarata, que se submetem à remoção cirúrgica, vivem mais do que aquelas que não passam pelo procedimento – diz estudo publicado pela Academia Americana de Oftalmologia. Ao avaliar dois grupos, cientistas descobriram uma redução de 40% no risco de mortalidade entre os pacientes operados.

 

Saiba mais sobre a catarata.

Fale com um de nossos atendentes: atendimento online



Rua Abílio Soares, 218 - Paraíso - São Paulo - SP - Próximo à estação Paraíso do metrô - Central de Atendimento (11) 3050-3333